Vamos conversar sobre inovação?

Preencha o formulário e entraremos em contato!

Perguntas Frequentes (FAQ)

FAQ
1- O que é a EMBRAPII?

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma iniciativa que busca promover a inovação na indústria brasileira.

Desde 2013, ela colabora com instituições de pesquisa tecnológica para impulsionar a inovação, trabalhando lado a lado com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia. A EMBRAPII torna possível a parceria entre instituições de pesquisa e empresas, fortalecendo assim a capacidade de inovação do Brasil. Seu objetivo é apoiar projetos de pesquisa tecnológica para inovação em colaboração com empresas industriais, resultando em avanços tecnológicos.

2- O que é a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV?

Estabelecida desde 2020 no Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV é reconhecido como um centro de excelência no campo da pesquisa e inovação para iniciativas no âmbito florestal.

Nossa essência é "Fibras Florestais: Produção e Conversão", abrangendo as sublinhas:

a) produção e qualidade das fibras florestais;

b) conversão das fibras florestais em produtos e energia; e

c) Meio Ambiente e Sustentabilidade

Com um financiamento significativo para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV é uma fonte de soluções inovadoras e disruptivas, atuando com credenciamento no Ciclo 2, EMBRAPII-BNDES e Rota 2030.

3- Quais as vantagens do modelo EMBRAPII?

As vantagens do modelo EMBRAPII são surpreendentes! Elas foram pensadas para simplificar e impulsionar a inovação. Aqui estão algumas delas:

a) Agilidade e Flexibilidade: A EMBRAPII estimula o contato direto entre as Unidades e a indústria, assim, são feitos os acordos entre as partes necessários para execução do projeto, de forma rápida visto a busca contínua na excelência das operações.

b) Menos Burocracia: Adeus, burocracia! A EMBRAPII torna a contratação de projetos uma experiência descomplicada. Apoiamos desde a construção do projeto, até as etapas de contratação e execução do projeto. Assim, faremos uma gestão eficiente e simplificada para as partes.

c) Fluxo Contínuo de Recursos: Imagine ter recursos disponíveis para projetos de inovação, sempre à disposição, sem a necessidade de aguardar editais. A EMBRAPII oferece isso!

d) Compartilhamento de Riscos e Custos: Inovar nunca foi tão seguro. Com a EMBRAPII, riscos e custos são compartilhados, tornando o desenvolvimento de inovações um esforço conjunto.

Todas as etapas desse incrível processo são construídas em parceria entre as empresas e a Unidade EMBRAPII, desde a identificação dos desafios tecnológicos até a criação dos instrumentos legais que garantem a colaboração. Juntos, estamos moldando o futuro da inovação!

1- Quais os pré-requisitos para um projeto EMBRAPII?

A jornada de um projeto EMBRAPII começa com alguns pré-requisitos importantes. Confira abaixo:

- Impacto nas Empresas Industriais: O projeto deve ter como foco a geração de impacto nas empresas industriais com CNAE industrial 05-33, direcionando-se para a inovação.

- Nível de Inovação: É essencial que o projeto tenha um teor de inovação que abranja o TRL (Nível de Maturidade Tecnológica) adequado. Para o Ciclo 1, o TRL deve estar entre 3 a 6; já para o Ciclo 2, entre 7 a 9.

- Parceria com a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV: Os projetos devem ser realizados prioritariamente na Unidade, ou seja, no Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

-Sublinhas de Pesquisa: O projeto deve se alinhar às sublinhas de pesquisa definidas pela Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV.

2- Em que escala tecnológica pode ser realizado os projetos?

Toda tecnologia se enquadra em um nível de maturidade tecnológica, conhecido como TRL (Technology Readiness Level). Essa variação vai desde a pesquisa básica (TRL 1) até o lançamento no mercado (TRL 9). Para a execução de um projeto com financiamento EMBRAPII, a tecnologia deve estar entre 3 a 9.

TRL de 1 a 2: Pesquisa básica (não financiável);

TRL de 3 a 6: Desenvolvimento da tecnologia (Ciclo 1), onde a tecnologia é qualificada.

TRL de 7 a 9: Desenvolvimento do produto (Ciclo 2), quando temos o produto com uso comprovado.

3- Quais as premissas para o projeto conseguir financiamento do BNDES?

Para que um projeto possa se beneficiar do financiamento do BNDES dentro da nossa abordagem, além de atender aos pré-requisitos padrão para projetos EMBRAPII, é necessário alinhamento com nossos focos tecnológicos (Bioeconomia Florestal, Economia Circular e Novos Biocombustíveis). Além disso, os projetos devem estar em níveis de maturidade tecnológica apropriados para cada um desses focos.

4- Existe alguma diferença de pré-requisitos para um projeto EMBRAPII no Rota 2030?

Sim, para os projetos inseridos no Rota 2030, existem algumas nuances nos pré-requisitos para a contratação. Além dos requisitos usuais de colaboração com a Unidade e alinhamento com sublinhas de pesquisa, considere também:

- Impacto nas Indústrias Específicas: Os projetos devem gerar impacto em empresas industriais com CNAE industrial 05-33 ou TIC de 62.1 e 62.03. Nota importante: Empresas com CNAE principal 29.1 ou 29.2 (montadoras) não podem realizar projetos Rota 2030 individualmente.

- Nível de Inovação: O projeto deve abranger um TRL entre 2 a 9.

- Atendimento à Demanda Setorial: Deve atender a uma demanda de empresas do setor automotivo, máquinas agrícolas ou autopropulsadas, ou estar ligado a um tema de interesse do setor.

- Cadeia Produtiva Específica: O projeto deve estar relacionado às empresas da cadeia produtiva de carros, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas, máquinas autopropulsadas. Empresas de software também são contempladas. Projetos exclusivamente ligados a motocicletas, bicicletas, trens, metrôs, drones, barcos, navios, aviões e helicópteros não são permitidos.

1- Quais as linhas de atuação da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV?

A Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV atua em três emocionantes linhas de pesquisa, cada uma delas direcionada a trazer inovação e avanços significativos:

- Produção e Qualidade das Fibras Florestais: Aqui, exploramos projetos que envolvem melhoramento genético, biotecnologia, automação inteligente e conectividade. Essas inovações são aplicadas nas práticas de manejo florestal, plantio, manutenção e colheita de fibras florestais, inserindo a perspectiva da Floresta 4.0.

- Conversão das Fibras Florestais em Produtos e Energia: Nessa linha, concentramos nossos esforços em projetos ligados à celulose, hemicelulose e lignina, bem como materiais avançados como nanocelulose e nanolignina. Exploramos também produtos de maior valor agregado, como fibras de carbono, biofilmes e bioplásticos. Além disso, investigamos a produção de energia e combustíveis a partir de resíduos e biomassa.

- Meio Ambiente e Sustentabilidade: Todos os nossos projetos têm um compromisso sólido com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Buscamos alternativas inovadoras para a conservação de áreas, com foco na variabilidade genética e alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

2- Quais os focos do BNDES que estamos atuando?

Nossa unidade está engajada em três focos inspiradores de atuação, trazendo inovação e impacto para a sociedade:

- Bioeconomia Florestal: Estamos envolvidos em projetos que buscam o desenvolvimento econômica sustentável da biodiversidade amazônica, com tecnologias que fortalecem as cadeias de produção nativas e beneficiam as comunidades locais.

- Economia Circular: Nossos esforços estão direcionados para o aproveitamento de resíduos como fontes valiosas de agrominerais, bem como o beneficiamento e purificação contribuindo para uma economia mais circular e sustentável.

- Novos Biocombustíveis: Estamos desenvolvendo tecnologias que impulsionam a bioeletrificação veicular, desde modelos híbridos que utilizam etanol até sistemas de células de combustível a partir de hidrogênio renovável. Nossa busca é proporcionar soluções inovadoras e sustentáveis.

3- Qual os focos de desenvolvimento para tecnologias no Rota 2030?

No Rota 2030, estamos focados em desenvolver tecnologias que revolucionem o setor automotivo. Isso inclui áreas como hardware, chassis, powertrain, interior, conectividade, Internet das Coisas (IoT), software, melhorias de processos, automação de processos, instrumentação e novos materiais. Não há limitações de temas, desde que os projetos atendam a demandas específicas do setor, como eletrificação e outras inovações que possam contribuir para a melhoria da indústria automotiva. Juntos, estamos moldando o futuro da mobilidade!

1- Quais são os modelos de financiamento disponíveis?

Temos diversos modelos de financiamento para atender às diferentes necessidades. Nossa Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV oferece os seguintes:

Ciclo 1, Ciclo 2, BNDES e Rota 2030: Estamos habilitados a trabalhar em todos esses ciclos e programas, fornecendo suporte a uma variedade de projetos inovadores. Além disso, temos parcerias especiais e linhas de financiamento como EMBRAPII-SEBRAE e outras linhas específicas, como bambu, fertilizantes e projetos internacionais.

2- O que significa Ciclo 1?

O Ciclo 1 é a porta de entrada para projetos que buscam apoio não reembolsável. Ele concentra-se no desenvolvimento tecnológico em níveis de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL) de 3 a 6. Nesse ciclo, abraçamos a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) pré-competitiva. O financiamento pode chegar até 50% dos recursos financeiros.

3- O que significa Ciclo 2?

O Ciclo 2 (TRL 7-9) é o passo subsequente, onde trabalhamos no desenvolvimento de produtos comercializáveis. Aqui, as tecnologias previamente desenvolvidas no Ciclo 1 (TRL 3 a 6) são transformadas em produtos ou serviços (TRL 7 a 9) prontos para o mercado. É nessa fase que a viabilidade econômica é comprovada. O financiamento pode chegar até 62,5% dos recursos financeiros.

4- O que significa a parceria EMBRAPII - BNDES?

A parceria EMBRAPII - BNDES é uma colaboração estratégica que visa ampliar o potencial de projetos de PD&I nas áreas de Bioeconomia Florestal, Economia Circular e Novos Biocombustíveis. Buscamos otimizar os processos industriais de conversão de fibras em materiais e produtos de maior valor agregado, principalmente na região Norte do país. O financiamento para projetos BNDES pode alcançar até 62,5% dos recursos financeiros, dependendo de fatores como porte da empresa, local de impacto, entre outros.

5- O que é o Programa Prioritário Rota 2030?

O Programa Prioritário Rota 2030 visa impulsionar a PD&I na cadeia de fornecedores de mobilidade e logística. Isso é supervisionado pelo Conselho Gestor e pela Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O objetivo é apoiar atividades tecnológicas e inovadoras na cadeia produtiva do setor automotivo, promovendo o desenvolvimento de projetos de PD&I no setor produtivo. O financiamento para projetos do Rota 2030 pode chegar até 50% ou 60% dos recursos financeiros, dependendo de diversos fatores, dependente da Receita Operacional Bruta (ROB) da empresa e se existe uma ou mais empresas participantes.

6- Preciso passar pelo Ciclo 1 para ingressar no Ciclo 2?

Geralmente, recomenda-se ter realizado o Ciclo 1 antes de ingressar no Ciclo 2. No entanto, há exceções que a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV avalia, permitindo que startups acessem diretamente o Ciclo 2 em situações específicas. Isso inclui casos em que a startup recebe uma carta de assunção de uma outra empresa para dar continuidade a um projeto que foi realizado por ela no Ciclo 1. Também é possível quando a startup atinge resultados tecnológicos favoráveis e possui a maturidade mínima necessária, atestada preferencialmente por programas públicos de fomento a startups (InovAtiva, BNDES Garagem, FINEP Startup, Startup Brasil, Centelha, programas do SEBRAE, entre outros).

7- Qual o conceito de Startup para a EMBRAPII?

Para a EMBRAPII, startups são empresas que possuem receita bruta anual de até o valor de R$16 milhões e até 10 anos de constituição jurídica, conforme definido na Lei Complementar 182/2021.

8- Existem incentivos extras para Startups ou pequenas empresas?

Sim. Existe a parceria EMBRAPII-SEBRAE cujo objetivo é financiar ideias inovadoras de pequenos empreendedores (Startup, micro e pequenas empresas) buscando potencializar a competitividade de suas empresas no mercado, com contribuição de até 62,5% do valor total de cada projeto contratado (considerando recursos desembolsáveis), variando de acordo com a modalidade contratada e o porte da empresa.

9- O que são projetos cooperativos e como eles funcionam?

Projetos cooperativos são colaborações que envolvem duas ou mais empresas compartilhando um desafio tecnológico comum ou interesses complementares. Esse modelo traz vantagens como a divisão de custos e riscos, troca de conhecimento e fortalecimento das empresas envolvidas. Empresas de diferentes portes e setores, incluindo startups, podem participar, como fornecedores e clientes na mesma cadeia produtiva ou empresas parceiras na comercialização da solução.

10- O que pode e o que não pode ser financiado com projetos EMBRAPII?

Os recursos financeiros aportados em projetos EMBRAPII podem ser utilizados para diversos fins que incluem despesas de pessoal, material de consumo, diárias, passagens, serviço de terceiros (pessoa física e pessoa jurídica), despesas do suporte operacional e outras despesas correntes (tarifas, taxas bancárias, impostos sobre faturamento e despesas acessórias de importação). No entanto, há algumas restrições importantes: não é permitido utilizar esses recursos para investimentos em obras civis, ampliação ou criação de instalações físicas, e nem para aquisição de equipamentos e materiais permanentes considerados infraestruturas.

11- Empresas podem fazer aporte não financeiro?

Não. Em projetos EMBRAPII as empresas devem participar da composição de recursos financeiros, que são divididos entre EMBRAPII, Empresa e Contrapartida da Unidade. O aporte financeiro da (s) empresa (s) parceira (s) não pode ser inferior a 10% do valor do projeto. Nos casos em que os recursos aportados pela empresa decorrem de obrigação de investimento em PID, sua participação não pode ser inferior a 50% do valor do projeto.

12- Minha empresa pode receber recursos da EMBRAPII?

Não, a empresa não recebe recursos financeiros diretamente da EMBRAPII. Em vez disso, todos os recursos destinados à realização dos projetos são centralizados e gerenciados pela Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV. A EMBRAPII fornece apoio financeiro e técnico por meio das Unidades credenciadas, que conduzem os projetos em colaboração com as empresas.

13- Como posso executar um projeto com empresa internacional?

Para executar projetos internacionais a empresa possui duas possibilidades:

1- A empresa estrangeira pode realizar um projeto cooperativo com uma empresa estabelecida no Brasil (CNPJ brasileiro), o que permitirá que ambas as partes colaborem no desenvolvimento do projeto.

2- Alternativamente, a empresa pode aguardar a abertura de chamadas das agências estrangeiras parceiras da EMBRAPII. Essas chamadas oferecem oportunidades para empresas internacionais se envolverem em projetos de PD&I no Brasil, de acordo com as parcerias e acordos estabelecidos entre as agências.

1- Quantos projetos a empresa pode contratar?

Não há um limite fixo para o número de projetos que uma empresa pode contratar com a EMBRAPII. A EMBRAPII adota um modelo de fluxo contínuo, o que significa que as empresas podem desenvolver projetos a qualquer momento, sem a necessidade de esperar por editais específicos.

2- As propostas precisam de uma prévia autorização para seguirem com a contratação?

Sim. Primeiramente a unidade analisa a demanda do projeto verificando se ele possui as premissas para se encaixar como projeto EMBRAPII. 3-Qual período mínimo e máximo de duração de projeto?

Os projetos não possuem um período mínimo de duração, mas o período máximo estabelecido é de 5 anos.

4- Como é feita a gestão dos projetos da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV?

A gestão dos projetos na Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV é realizada por uma equipe de analistas de projetos e administrativa. Essa equipe oferece suporte completo aos contratantes em todas as etapas do projeto, desde a prospecção e negociação até a contratação e gestão contínua.

A unidade segue processos definidos em todas as etapas, buscando a excelência operacional. Após a contratação, os pesquisadores preenchem a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), uma ferramenta que organiza visualmente o escopo do projeto para facilitar o gerenciamento das entregas.

5- Qual a tratativa para minimizar os riscos do desenvolvimento do projeto?

Reconhecendo que todos os projetos de inovação possuem gargalos durante o desenvolvimento, a EMBRAPII compartilha os investimentos em projetos de PD&I para reduzir os riscos e custos de execução. Além disso, os projetos estabelecem um de escopo de macroentregas em intervalos regulares para permitir que a empresa acompanhe o desenvolvimento próximo aos pesquisadores responsáveis.

Ferramentas de qualidade, como diagramas de Gantt, 5W2H, análise de risco, FMEA e Estrutura Analítica do Projeto (EAP), são adotadas para um acompanhamento próximo do projeto. Mesmo que um projeto não alcance os objetivos estipulados, essa experiência também é valiosa para identificar caminhos a evitar no futuro.