Prazo de submissão prorrogado até

02 de junho de 2023

Regras para a submissão de trabalhos

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Leia com atenção!

Os trabalhos técnico-científicos serão recebidos e publicados na forma de resumos expandidos, em português ou inglês.

Recomenda-se rigor na correção e apresentação dos resumos , pois os mesmos serão reproduzidos na forma em que foram recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo esta de inteira responsabilidade dos autores.

O prazo máximo para submissão é 02 de junho de 2023, até as 23h59 (horário de Brasília). Não serão avaliados resumos enviados após este prazo!

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para o email submissao.trabalhos@sif.org.br, com o assunto "V Reforest".

Cada autor poderá submeter até 2 resumos. Para apresentar o trabalho, em formato banner, pelo menos, um dos autores deve estar regularmente inscrito no evento.

O resumo deve conter entre 3 (três) e 5 (cinco) páginas e, no máximo, 6 (seis) autores.

A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), bem como as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor (es). Contudo, serão consideradas pela Comissão Avaliadora: a qualidade técnica, a clareza, a relevância e a pertinência dos mesmos ao evento. 

Será emitido somente um certificado por trabalho, contendo o nome deste e de seus autores. A entrega será feita ao representante dos autores que participar do evento, prevalecendo a ordem de autoria em caso de presença de mais de um representante.



Regras de Formatação

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O texto deve estar na fonte Times New Roman, tamanho 12, em formato do Microsoft Word, formato A4, orientação retrato, espaçamento entre linhas 1,25 cm, com margem superior de 2 cm, inferior de 2 cm, esquerda de 2 cm, direita de 2 cm.

Os nomes científicos, quando citados pela primeira vez no texto, devem ser escritos na íntegra: gênero, espécie e autor (es).

As siglas e abreviaturas, ao aparecerem pela primeira vez no trabalho, devem ser colocadas entre parênteses e precedidas do nome por extenso.

Os nomes dos Autores deverão vir abaixo do título, espaçamento entre linhas simples, centralizado, escrito por extenso (nome e sobrenome), separado por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman 10. Sendo necessário identificar a instituição ou empresa a qual pertence, ao nome de cada autor deverá vir um número sobrescrito, sem parênteses.

O título deve ser escrito em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado, com no máximo 20 palavras.


O trabalho deve apresentar:

RESUMO: não deve ultrapassar 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com informações sobre os objetivos, material e métodos, resultados e conclusões do trabalho, precedido de 3 (três) a 5 (cinco) palavras chave, em português, ligadas ao tema do trabalho, separadas por "ponto e vírgula", que não podem constar no título.

INTRODUÇÃO: deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

MATERIAL E MÉTODOS: deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos, as categorias e perspectivas de análise adotadas. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Se forem utilizadas imagens replicadas, deve-se explicitar a autorização para divulgação, de acordo com a legislação vigente no Brasil sobre proteção de direitos autorais e devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. O título das Tabelas e Figuras deve ser apresentado acima e abaixo, respectivamente das mesmas, alinhado à esquerda, obedecendo à formatação do texto, apenas em português, não negritado, não itálico e em numeração sequencial. As dimensões das imagens podem ser de, no máximo, 10 cm x 15 cm, sempre com orientação da página na forma retrato.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: deve conter os dados obtidos na pesquisa. A discussão dos resultados poderá ser baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

CONCLUSÕES: deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (para não se assimilarem aos Resultados e Discussão).

AGRADECIMENTOS (SE HOUVER): deve expressar os agradecimentos ao órgão que concedeu a bolsa, às instituições, empresas e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa (exceto orientadores, se houver) seja em forma de apoio financeiro, de infraestrutura ou científico.

REFERÊNCIAS: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Devem ser seguidas as normas ABNT 2002 – NBR 6023, adotadas por exemplo pela Revista Árvore (www.scielo.br/rarv). As citações no texto devem seguir o sistema de nome e ano; as citações que estiverem em texto corrente devem estar em caixa baixa; aquelas entre parênteses, devem estar em caixa alta. Ex.: Oliveira (2014); Vital e Carneiro (2015); Trugilho et al. (2015); (CARDOSO, 2010). Quando houver mais de uma citação no texto do mesmo autor em um mesmo ano, essas deverão ser distinguidas por letra minúscula após a data. Ex.: (COSTA et al., 2015a); (COSTA et al., 2015b).

Regras de Apresentação

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Os trabalhos serão apresentados no formato de banners, que ficarão expostos durante o período do evento, com visitação em seus intervalos.

Caso o número de trabalhos aprovados exceda a capacidade estrutural, a exposição será dividida entre os dias do evento, com aviso prévio aos autores.

O modelo padrão de banner a ser adotado será enviado, em tempo hábil, para os autores de trabalhos aprovados pela comissão avaliadora.


Comissão avaliadora

Prof. Dr. Sebastião Venâncio Martins

Presidente

LARF | UFV | MG


Profa. Dra. Ana Licia Patriota Feliciano Marangon

UFRPE | PE


Dr. Diego Balestrin

VALE | ES


Prof. Dr. José Marinaldo Gleriani

UFV | MG


Dra. Paula Letícia Wolff Kettenhuber

LARF | UFV | MG


Prof. Dr. Pedro Manuel Villa

UEFS | BA


Profa. Dra. Sustanis Horn Kunz

UFES | ES


Profa. Dra. Taise Cristina Plattau Arenhardt

Prefeitura Municipal de Gaspar | SC


Profa. Dra. Maristela Machado Araujo

UFSM | RS








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